Câmara de Santos Dumont abre programa Parlamento Jovem 2025
Data de Publicação: 14 de março de 2025 11:39:00 Portal 14B: Prefeito Pacífico Júnior prestigia abertura do programa na Casa Legislativa. Veja quais escolas da cidade participam
Por Gilberto Freire - Repórter...
A Câmara Municipal de Santos Dumont ficou bastante movimentada com a abertura da edição 2025 do Parlamento Jovem. Como esperado, diversos alunos das redes pública e privada estiveram no plenário, juntamente com autoridades legislativas. Além disso, pela primeira vez, um chefe do Poder Executivo, o prefeito Pacífico Júnior, se fez presente para apoiar a iniciativa.
Os trabalhos do Parlamento Jovem têm como coordenadora a servidora da Câmara, Evellin de Souza Silva.
“Há alguns anos o parlamento não é implementado aqui e esse ano nós conseguimos trazê-lo com apoio do nosso presidente Tião da Van e o apoio essencial da Flávia e do Dorival. A minha experiência como participante do Parlamento Jovem é essencial, acredito que tenho muito a acrescentar, sendo coordenadora agora. Por ser jovem e por lidar com jovens, ter a oportunidade de conversar com eles e trazer eles para esse programa é fundamental para a formação política e cidadã...”, disse.
O projeto, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e a PUC Minas, chega à sua 21ª edição com a participação de 154 municípios.
Este ano, o tema central do Parlamento Jovem será “Juventude e Direitos Culturais”, com os seguintes subtemas:
- A Juventude e a Cultura como Direito;
- A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social;
- Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania.
Os debates buscam fomentar a participação dos jovens no cenário político, incentivando a reflexão sobre o direito à cultura, políticas públicas culturais e o papel da juventude na preservação e valorização do patrimônio cultural.
As escolas de Santos Dumont convidadas a participarem da edição de 2025 são:
- Apogeu - Arco Íris;
- Colégio Santos Dumont;
- Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira;
- Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont;
- Escola Estadual Padre Antônio Vieira;
- Escola Estadual Presidente João Pinheiro;
- Instituto Federal Sudeste - Campus Santos Dumont.
Estudantes dessas instituições terão a oportunidade de desenvolver propostas legislativas que podem ser encaminhadas à Assembleia Legislativa, reforçando a voz da juventude na construção de políticas públicas.
O projeto se divide em três etapas: municipal, regional e estadual. Inicialmente, os alunos participam de oficinas e discussões em suas cidades. Posteriormente, os debates são ampliados na etapa regional e, por fim, as propostas finais são apresentadas e votadas na etapa estadual, em Belo Horizonte.
Santos Dumont faz parte do Polo Zona da Mata II, juntamente com as cidades de Astolfo Dutra, Barbacena, Descoberto, Goianá, Guarani, Juiz de Fora, Lima Duarte, Piraúba e São João Nepomuceno. A coordenação regional do polo está a cargo dos municípios de Guarani e Juiz de Fora.
A participação no PJ Minas é uma oportunidade para os jovens ampliarem sua visão política e social, além de desenvolverem habilidades de argumentação, cidadania e engajamento cívico.
O programa pode ser acompanhado pela redes sociais: Facebook PJ Minas; Instagram; pjdeminas; @parlamentojovemsd_ e Portal ALMG – Parlamento Jovem
Fotos: Gilberto Freire

Policiais militares são homenageados na Câmara Municipal de Santos Dumont
Portal 14B: Homenagem reforça a confiança da população na Polícia Militar Saiba Mais +
Câmara de Santos Dumont aprova “Dia da Mãe Atípica” e “Feira Livre da Inclusão”
Portal 14B: Ambos os projetos são de autoria da vereadora Alyne Mendes Saiba Mais +
Câmara aprova aumento do número de deputados para 531; texto vai ao Senado
Segundo a Direção-Geral da Casa, criação das novas vagas gerará impacto anual de aproximadamente R$ 64,6 milhões Saiba Mais +
Projeto que proíbe charretes e carroças em horários de pico é rejeitado pela Câmara de Santos Dumont
Portal 14B: Matéria teve 11 votos contrários em reunião do Legislativo nessa semana. Flávia Letícia, autora do PLC, lamentou a rejeição Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|