Português (Brasil)

Homenagem a Ivo Mendes marca o IV Festival de Choro de Santos Dumont

Homenagem a Ivo Mendes marca o IV Festival de Choro de Santos Dumont

Data de Publicação: 8 de maio de 2025 12:22:00 Portal 14B: Evento teve como destaque também o documentário sobre Ivo Mendes, uma produção da Abaquar Cult em parceria com a AMA

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação... 



Santos Dumont celebrou não apenas a música, mas também a história, com uma emocionante homenagem ao violonista Ivo Mendes durante o IV Festival de Choro, promovido pela Ação em Movimentos Artísticos (AMA). O evento,
realizado no Centro Cultural Paulo de Paula, em abril, destacou a relevância do chorinho na cultura local e imortalizou o legado de um dos maiores expoentes do gênero na região.

Ivo Mendes, ferroviário, pescador, pai de família, músico e educador, como ficou mais conhecido, teve sua trajetória marcada por participações em grupos como o Raízes e muitas contribuições com a igreja católica. Sua atuação ficou marcada por integrar o grupo Carinhoso, onde valorizou estilos musicais como choro e seresta.

O festival trouxe o espetáculo do grupo Carinhoso em uma nova formação, que encantou o público com uma apresentação singular. A noite ganhou ainda mais brilho com a participação especial do filho de Ivo Mendes, Betinho, que tocou utilizando o próprio violão de seu pai. O momento foi carregado de emoção, simbolizando não apenas a continuidade da música na família Mendes, mas também a preservação do patrimônio cultural de Santos Dumont.

Na formação do grupo Carinhoso estavam Ventura, Silte Henriques, Salvador, Betinho, Tiago Guimarães, Aline Abjaude e Jorge Luiz Conrado, com interpretações vocais de Kátia Xavier e Lúcia Freitas. Cada músico contribuiu com seu talento único, transportando o público a um universo de melodias nostálgicas e refinadas.

Documentário

Outro destaque foi o documentário sobre Ivo Mendes, uma produção da Abaquar Cult em parceria com a AMA. O filme trouxe luz ao violonista com depoimentos emocionantes de amigos e familiares, além de registros históricos que reafirmam sua importância na cena cultural.

Durante a cerimônia, a família Mendes foi homenageada com premiações simbólicas, reconhecendo a contribuição inestimável de Ivo Mendes para a música brasileira. Os organizadores do evento destacaram a relevância de iniciativas como o festival, que além de celebrar o choro, mantêm vivas as memórias e histórias que moldaram a identidade cultural de Santos Dumont.

“Devemos reforçar nossa história cultural, reconhecendo quem já fez e valorizando os que contribuem para nossa memória. Ivo foi um educador e agregador assim como outros tantos de nossa linha temporal. Nossa missão é reconhecê-los e respeitar seus frutos que estão por aí mantendo sua chama viva”, afirma Tiago Guimarães, presidente e fundador da AMA.

A noite terminou com aplausos calorosos e corações aquecidos, reafirmando que o legado de Ivo Mendes segue vivo, ecoando através de cada nota e em cada melodia tocada por aqueles que se inspiram em sua arte. O IV Festival de Choro, sem dúvida, consolidou-se como um marco na preservação da tradição e na celebração da riqueza cultural da região.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário