Português (Brasil)

Cães e gatos em ônibus: Minas regulamenta transporte de pets em linhas intermunicipais

Cães e gatos em ônibus: Minas regulamenta transporte de pets em linhas intermunicipais

Data de Publicação: 29 de junho de 2025 10:45:00 Portaç 14B: Nova medida define regras para viagens de animais de pequeno porte

Compartilhe este conteúdo:

 Por Tribuna de Minas...

 

Desde sexta-feira (27), o transporte de cães e gatos de pequeno porte em ônibus intermunicipais de Minas Gerais passa a ser regulamentado. A medida, que será publicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) no Diário Oficial, visa garantir a segurança e o conforto tanto dos tutores e de seus animais quanto dos demais passageiros.

A definição de pequeno porte para os animais refere-se àqueles que podem ser acomodados em caixas de transporte que permitam que fiquem em pé, girem e deitem-se confortavelmente, além de serem facilmente manuseadas pelo tutor.

A nova regulamentação abrange veículos rodoviários do tipo convencional e executivo. Sua elaboração contou com a colaboração de entidades como o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas) e o Ministério Público (MPMG).

Determinações para o transporte de cães e gatos

Para que os animais possam viajar, algumas exigências devem ser cumpridas: é obrigatório o uso de caixas de transporte resistentes, com ventilação adequada e que impeçam o contato direto do animal com outros passageiros. A compra de uma passagem para o pet é necessária, e o animal deve possuir um atestado de saúde emitido por um médico-veterinário cadastrado, com validade de até 30 dias antes da data da viagem.

Veterinários ressaltam a importância da vacinação e vermifugação em dia para agilizar a emissão do atestado. Os animais também devem estar limpos e não oferecer risco à segurança dos demais passageiros.

Cada viagem permite o transporte de, no máximo, dois animais domésticos de pequeno porte, seguindo a ordem de reserva. Cães-guia e outros animais amparados por legislação específica seguem regras próprias.

Segundo o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Dalla, o decreto padroniza o transporte animal, proporcionando mais segurança e tranquilidade a todos os envolvidos.

Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário