Forças de segurança explodem garimpo ilegal entre as cidades históricas de São João del Rei e Tiradentes
Data de Publicação: 27 de abril de 2025 10:45:00 Portal 14B: As investigações apontaram que os suspeitos realizavam a extração de ouro diretamente no leito dos rios, utilizando balsas e dragas sem autorização e sem licença ambiental
Por Redação...
Uma operação contra a extração ilegal de ouro nos rios das Mortes e Grande ocorreu na manhã desta sexta-feira (25) em São João de Rei e Tiradentes.
A ação foi realizada pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Comando de Aviação do Estado (ComAvE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
Segundo a PF, os suspeitos extraíam ouro no leito dos rios, usando balsas e dragas sem autorização da ANM e sem licença ambiental.
A ação ilegal configura crime de usurpação de bem mineral da União e causa erosão, assoreamento dos rios, prejuízos à fauna e flora e degradação da água.
Os investigados responderão por usurpação de bem público da União e danos ambientais, com penas de até seis anos de detenção.
Além da operação desta sexta-feira, a PF tem atuado em Minas Gerais e outros estados para coibir a extração ilegal de minérios.
Em balanço divulgado nesta tarde, a PF informou que vistoriou 16 pontos de extração, dos quais sete apresentaram atividade ilegal. Foram destruídas oito balsas, dragas e motores usados na extração de ouro.
Durante as diligências, 30 pessoas foram abordadas, resultando em sete prisões em flagrante. Foram apreendidas duas armas de fogo.

Estudante mata colega de 14 anos com golpes de objeto cortante durante aula em escola de cidade mineira
Portal 14B: Vítima chegou a ser socorrida na instituição de ensino particular, mas não resistiu Saiba Mais +
Mudança de nome em Minas Gerais: quando é possível ser feita em Cartório ou na Justiça
Portal 14B: Cartórios registraram mais de 3 mil mudanças de nome em MG desde a entrada em vigor da nova legislação. Saiba Mais +
Operação da PF mira grupo que fraudava benefícios do INSS em Minas; prejuízo é de R$ 11,5 milhões
Portal 14B: Operação Egrégora identificou esquema com pessoas fictícias e causou prejuízo de mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos Saiba Mais +
Minas entra em emergência de saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias
Portal 14B: Medida é válida por 180 dias e visa adoção imediata de ações administrativas e assistenciais Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|